Franquia x Negócio Próprio – Opinião do diretor de expansão Leonardo Cannizza

0
1621

Franquia ou negócio próprio?

Quem nunca sonhou em ser dono do seu próprio negócio, poder ter mais autonomia profissional e independência financeira? Faz parte do sonho de muita gente e na hora de começar a traçar os planos para transformar este sonho em realidade, surge a seguinte dúvida sobre o modelo a ser adotado: franquia ou negócio próprio?

Para te ajudar a escolher o melhor modelo de negócio entrevistamos uma pessoa que entende bem do assunto, Leonardo Cannizza, Diretor Nacional de Expansão do Grupo Zanon – Holding de Franquias.

– Quais são as vantagens e desafios de abrir uma franquia? E de um negócio próprio?

A franquia é fruto de um negócio de sucesso já testado que será replicado para outra pessoa. Essa pessoa também deverá ter sucesso, mas é necessário que siga as receitas da franqueadora. Quando o empreendedor inicia o seu negócio, provavelmente ele não terá experiência no segmento e a franquia faz com que ele possa iniciar em qualquer atividade, porque terá um respaldo e transferência de conhecimento.

Já os empreendedores que mudam seus planos com facilidade, que não se adaptam bem com padrões, que tem uma ideia inovadora ou que preferem se arriscar podem optar por um negócio próprio. Mas, para isso, é necessário um capital de investimento maior para poder testar várias formas de o negócio dar certo.

– Qual o perfil ideal para ser um franqueado?

O franqueado tem que ser proativo, possuir visão empreendedora, ser uma pessoa de ação, ter o capital mínimo necessário e respeitar as orientações da franqueadora.

– Por que investir em uma franquia?

As franquias chamam a atenção de muitos porque apresentam uma taxa de mortalidade muito menor do que as empresas comuns – segundo o Sebrae, a mortalidade no setor de franquias não chega a 10% nos primeiros 10 anos, contra mais de 80% nas empresas tradicionais.

As franquias trazem como vantagem associar-se a uma marca com nome forte, participar de um modelo de negócio já testado e comprovado o sucesso, ter acesso a treinamentos, suporte e redução do tempo de implantação do negócio.

– Quais os diferenciais das franquias do Grupo Zanon?

O Grupo Zanon é uma holding de franquias consolidada com mais de 1.000 franquias espalhadas pelo Brasil e é detentor de 5 marcas em segmentos diversos e com grande ascensão. O grupo possui suporte constante e permanente, baixo investimento, profissionais altamente capacitados, várias premiações e alta lucratividade. A empresa  possui mais de 50 anos de mercado e está no ranking entre as maiores marcas de franchising, segundo a ABF.

Diretor Expansão Leonardo Cannizza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here